TINTURA DE ALECRIM- Macerado alcoólico de Rosmarinus officinalis
Rio de Janeiro, Quinta, 05/10/2017.
A rosemery (para os íntimos rs) ou alecrim, tem várias aplicações. O intuito de se produzir a tintura é ter todos os benefícios da planta, à mão, durante todos o ano. E dura por anos!
As tinturas servem para fazer compressas, massagens, desinfecções, para uso cosmético, banhos, higiene bucal, gargarejos entre outros.
Usar sempre plantas orgânicas. De preferência frescas. Se usar planta seca, use menos quantidade pois ela já está concentrada.
Planta fresca 1:1
Planta seca 1:2
As tinturas servem para fazer compressas, massagens, desinfecções, para uso cosmético, banhos, higiene bucal, gargarejos entre outros.
Usar sempre plantas orgânicas. De preferência frescas. Se usar planta seca, use menos quantidade pois ela já está concentrada.
Planta fresca 1:1
Planta seca 1:2
Os macerados podem ser alcoólicos, acéticos ou infusões. O interessante é usar um álcool que se possa ingerir, como vodka ou aguardente, pois você poderá diluir e tomar e não será apenas para uso tópico. Graduação de 40 a 70%. Quanto mais resinosa a planta, maior a graduação alcoólica a utilizar. Pode picar a planta. Prefiro só dar uma "envergada" de leve.
A primeira tintura que fiz foi a poda sem flores do alecrim orgânico da varanda do meu amigo. Utilizei álcool 70% para uso tópico, isto é, eu não posso beber essa tintura!
Lavei os ramos e fui enfiando num pote. Cobri completamente com o álcool, tampei e deixei no escurinho e fresquinho do armário, longe da luz e do calor.
Todos os dias, fazia uma inversões no vidro a fim de misturar.
Macerou por 19 dias. Fui cheirando durante o processo e acredito que poderia deixar menos dias, uns 15 de repente, pois o cheiro senti que deu uma "passada". As folhas ficam "queimadas", amarronzadas.
Coei num filtro de papel e armazenei no mesmo vidro. Etiquetei com a data e a erva. Coloquei um alumínio por fora (a luz sempre deve ser sempre evitada!) mas essa não foi a melhor solução porque ele rasga a toa.
Se você armazenar sob refrigeração, verá solidificar os menos densos. Agite antes de usar.
Hoje, dia 22/03/2018, quarta, lua Nova, ainda tenho essa tintura. Uso diluída 1:3 em um conta-gotas sobre a pele, para aromatizar o quarto, passo diluído com um pano. É um ótimo perfume, não fixa, mas faz sorri! Se quiser que ele fixe, misture um pouco de óleo vegetal que não seja muito oleoso e agite antes de usar! Acabei de passar aqui no braço e tô aqui cheirando e sorrindo. É incrível! Alecrim é maravilhoso. Busque os benefícios.
Estou com um pé lindo aguardando a florada para fazer uma tintura acética dessa vez. É assim, você coloca o galho, a flor, a folha, se der, bota até a raiz! Acho que é até melhor que óleo essencial pois pega todos os compostos, que têm efeito sinérgico na planta e não extrai apenas um componente como no refino.
Quero experimentar com vinagre dessa vez porque senti que a alcoólica resseca muito a pele. Vou usar vinagre orgânico! Conto pra vocês! ;*
Comentários
Postar um comentário